• Programa Brasil Alfabetizado - PBA (Resolução nº 52, 11/12/2013)/ Resolução nº 48, 11/12/2013 / Coordenadoras: Débora e Maria Aparecida

        O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de contribuir para a universalização do ensino fundamental, promovendo apoio às ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos, idosos nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

        A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SECADI/MEC), é o órgão responsável pela coordenação e pelo gerenciamento do Programa em todo o País.

        A Secretaria de Estado da Educação aderiu ao Programa, assinando o Termo de Compromisso. A Gerência de Educação de Jovens e Adultos é responsável pelo planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação do Programa em Goiás.

       Os municípios que serão parceiros da SEDUC fazem chamada pública para selecionar alfabetizadores populares, que ministram aulas para jovens e adultos na zona urbana, rural, em presídios, a fim de erradicar o analfabetismo no Estado de Goiás.

        Para tanto os alfabetizadores populares e coordenadores, ganham bolsas do FNDE.
        Cada ciclo tem duração de 8 (oito) meses, totalizando 320 horas/aula.
        A Resolução nº 48 de 11/12/2013 antecipa verbas do FUNDEB para a manutenção de novas turmas de EJA, tendo como público prioritário os egressos do PBA e os Privados de Liberdade (PPL).

  • Educação para os privados de liberdade (Prisional e Socioeducativo) / Coordenadora: Nilza Lopes

       A Modalidade de Educação de Jovens e Adultos é ofertada, também, dentro das Unidades Prisionais do Estado de Goiás.

      Fez-se uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e Justiça, para ampliar e qualificar a oferta da modalidade dentro das unidades prisionais.

       A modalidade é ofertada na mesma formatação das outras unidades escolares, sendo adaptadas as metodologias específicas. 

      A gerência faz, também, o acompanhamento da educação ofertada dentro dos Centros de Medidas Socioeducativas do Estado. A equipe pedagógica desta gerência está elaborando uma proposta específica para estes jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

  • Acompanhamento Pedagógico de EJA / Coordenadoras: Helimar e Ermi

       A equipe pedagógica da gerência faz o acompanhamento das unidades escolares que ofertam EJA, orientando em relação às Diretrizes, Matriz Curricular, implantação de novas turmas, procedimentos para portarias de autorização para funcionamento da modalidade, entre outros.

  • Registro de Certificados / Coordenadora: Nilza Alencar

       Os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos expedidos entre janeiro/2006 a junho/2011, de acordo com a Resolução CEE 260/2005 somente podem ser registrados pela Unidade Escolar devidamente autorizada pelo Conselho Estadual de Educação e serão válidos se registrados por esta gerência.

      Após junho/2011 as próprias Unidades Escolares autorizadas pelo CEE, devem emitir e registrar seus respectivos certificados, ficando, apenas responsabilidade desta gerência as segundas vias dos documentos anteriores, o acervo das escolas extintas do estado que são analisados e registrados nesta gerência, ENEM e ENCCEJA sendo emitidos pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS) e registrados nesta gerência.

  • Expedição e Registro dos Certificados de Conclusão do Ensino Médio e Fundamental, com base no ENEM e ENCCEJA, respectivamente / Coordenadora: Nilza Alencar; Paulo Almeida

      A gerência é responsável pela realização do acompanhamento dos procedimentos da certificação e pelo registro de certificado de conclusão do ensino médio e fundamental, através do ENEM e ENCCEJA, respectivamente.

  •  Expedição de certificados / Coordenadora: Janilda

       A gerência realiza a expedição e registro de certificados dos Exames de Educação de Jovens e Adultos (antigos Supletivo), além de certificar outros projetos realizados por esta Secretaria como o Projeto Lumen.

  • Dados/SIGE – EJA / Responsável: Maria Madalena

       A gerência faz o acompanhamento de dados de matrículas, etapas, evasão, através do SIGE e de fichas de cadastro que as unidades escolares enviam.

  • Fórum de EJA e Agenda Territorial / Acompanhamento: Helimar

       São ações conjuntas do poder público e da sociedade civil voltada à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – em favor da garantia do direito à Educação, Alfabetização e continuidade de estudos para a população jovem, adulta e idosa.

       São instrumentos que consolidam as estratégias para articulação territorial das ações de alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos estruturadas nas dimensões técnica, político-pedagógica, de planejamento e de controle social, valendo-se de análise diagnóstica, definição de objetivos e metas que subsidiem a implementação e gestão destas ações, um mecanismo de apoio, por parte do MEC, À estruturação e à institucionalização de ações, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, de desenvolvimento integrado da EJA, buscando garantir a continuidade das aprendizagens dos jovens e adultos.

      A Agenda Territorial é parte integrante do Programa Brasil Alfabetizado e da EJA, na definição de uma política pública, a partir do diálogo com o s mais diversos parceiros.