1-Apresentação

          Embasado na preocupação do Governo Federal com uma formação unitária para os estudantes do Ensino Médio, a partir de princípios da Lei 9394/96, o Decreto Lei 6.302, de 12 de dezembro de 2007, o Programa Brasil Profissionalizado visa atender demandas sociais voltadas para o mundo do trabalho, conectadas às preocupações do Governo do Estado de Goiás.

          Como Participar?

  •  Divulgação das SREs para as UEs interessadas;
  • Comunicação via ofício à Superintendência de Ensino Médio (SEM) e a SRE qual a escola está jurisdicionada;
  • Para o cadastro o primeiro passo é a escolha do curso técnico de acordo com a preferência da comunidade escolar;
  • Os interessados precisam conhecer o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (http//catalogonct.mec.gov.br);
  • A UE precisa conter o espaço físico para o laboratório padrão com a metragem de 60.62 metros e infra estrutura, quanto às instalações elétricas (tomadas, iluminação e internet);
  • Preencher o Manual de Orientação da situação escolar, de acordo com o curso de opção, www.fnde.gov.br

Documentação a ser enviada para a SEM no primeiro momento:

  • Cópia de comprovação de dominialidade da área ocupada pela unidade,
  • Ofícios solicitando a implantação do Programa Brasil Profissionalizado, encaminhados para o Superintendente do Ensino Médio e Secretário Estadual de Educação de Goiás,
  • Justificativa informando o curso escolhido e a importância para a comunidade,
  • Fotos comprobatórias dos espaços disponíveis.

        Elaboração do Plano de Curso contendo o detalhamento conforme a RESOLUÇÃO CEE/CP  N. 02, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2009, Art.12.

      Para maiores esclarecimentos sobre os cursos técnicos oferecidos acessar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos no endereço eletrônico: (http//catalogonct.mec.gov.br).

2-Objetivos 

        Oferecer uma educação que prevê as atuais políticas do Ensino Médio, preparando o estudante para a vida, para a cidadania, para o trabalho e para o prosseguimento nos estudos partindo pela articulação de uma educação profissional técnica ao ensino médio.

3-Metas

  • O Programa pretende implantar o ensino articulado em sua forma integrada para garantir ao estudante, ao mesmo tempo formação propedêutica e profissional, o que implica necessariamente a extensão obrigatória da carga horária para que não haja prejuízo de conhecimentos técnicos específicos e de conteúdos inerentes às habilidades e competências do Ensino Médio.
  • Em 2014 o Programa contempla 6 Unidades Escolares. Até 2015 nossa meta é atingir o total de 15 escolas seguindo o mesmo processo de adesão.

4-Coordenador

Prof. Kênia Aparecida de Lima

Email: kenia.jardim@seduc.go.gov.br

Telefone para contato: (62) 3201 3239 (62) 3201-3225 / 3220 / 0800-624500 ou (62) 8406 5291

5-Equipe

 

Prof. Ilza Vinhal, Mafalda Fonseca.

 

Email: kenia.jardim@seduc.go.gov.br

 

Telefone: (62) 3201 3239 / 0800-624500 ou (62)8433 7394

 

Para maiores esclarecimentos sobre os cursos técnicos oferecidos acessar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos no endereço eletrônico: http//catalogonct.mec.gov.br