1-Apresentação

       O Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI, criado através da portaria nº 971/2009, compõe uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação  - PDE, com objetivo de fortalecer as propostas curriculares nas escolas de Ensino Médio a fim de ofertar e garantir formação integral dos estudantes a partir de ações inovadoras.

       No Estado de Goiás a implantação ocorreu em 2012 em parceria com o Instituto Unibanco. A Secretaria de Estado da Educação iniciou o programa em 180 unidades escolares e para o ano seguinte já foram capacitadas mais 120 escolas e está previsto a universalização para a rede até 2014.

       A base do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro é a capacitação do grupo gestor e de integrantes da própria comunidade escolar, para a criação de um Plano de Ação. Às escolas que participam do programa recebem recurso Federal através do PDDE/ProEMI para a concepção, implantação, monitoramento e avaliação de um plano de três anos, com autonomia na escolha das estratégias mais adequadas e na destinação dos recursos, que deverão ser utilizados seguindo as seguintes definições:

  • Mínimo de 20% em incentivos para professores (capacitação, fundo de apoio a projetos pedagógicos, sistema de reconhecimento e premiação, etc);
  • Mínimo de 20% em incentivos para alunos (monitoria, fundo de apoio a atividades desenvolvidas por alunos, premiação por desempenho escolar ou resultado em competições, acesso a atividades culturais, fundo de apoio a necessidades especiais, etc);
  • Máximo de 40% em melhoria da infraestrutura (pequenas reformas, aquisição e manutenção de equipamento, matéria didático, etc).

      Cada escola define sua própria Matriz de Planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar – como médias, perfil dos professores, rotinas administrativas, instalações físicas.

2-Objetivo

      Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional com o objetivo de apoiar na melhoria da gestão e funcionamento da dinâmica escolar, de forma a aumentar o desempenho dos alunos e diminuir os índices de evasão.

3-Metas

  • Reduzir em 40% os índices de evasão/abandono do nível médio;
  • Aumentar a média das unidades escolares de Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;
  • Diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo”, nas disciplinas avaliadas.

4-Coordenador

Wisley João Pereira

Telefones: (62) 3201-3216/3234/3248 / 0800-624500

e-mail wisley.pereira@seduc.go.gov.br

Equipe de Acompanhamento e Monitoramento - EAM ProEmi/PJF

      A equipe de acompanhamento e monitoramento – EAM, integra a equipe executora doProEMI/PJF, criada pela Superintendência de Ensino Médio da SEDUC-GO em junho de 2012.

       A EAM é responsável pelo acompanhamento e monitoramento das ações administrativas referente ao programa (cadastro geral da unidade escolar, frequência das capacitações, modulação dos coordenadores do programa na U.E., logística para a aplicação das avaliações diagnóstica e formativa) e pelo gerenciamento do Ambiente Virtual das metodologias do Jovem de Futuro (AVA).

 Objetivos:

       - Acompanhar e orientar os supervisores e o trio gestor (gestor, professor coordenador e parceiro estratégico) quanto à execução do programa, assegurando o bom andamento do projeto nas Unidades Escolares (UEs);

       -  Orientar e acompanhar as inscrições nas metodologias dos supervisores, gestores, professores e estudantes na plataforma AVA (ambiente virtual de aprendizagem);

       - Monitorar os materiais pedagógicos (metodologias), acionando o órgão competente na Secretaria Estadual da Educação na distribuição para as Subsecretarias Regionais de Ensino e unidades escolares;

       -  Controlar e monitorar a frequência e a participação dos agentes envolvidos (trio gestor, supervisores, professores e estudantes), durante as capacitações presenciais e à distância do programa.

Metas:

       -    Realizar levantamentos de indicadores de frequência e informações para divulgação do programa junto a Secretaria Estadual da Educação;
 
       -    Elaborar e manter um banco de dados que é atualizado frequentemente;
 
       -  Divulgar as ações propositivas desenvolvidas pelo programa pelas unidades escolares postadas na rede social denominada facebook, bem como registros fotográficos e mensagens de texto que ilustram atividades das escolas participantes do projeto.

 

Subcoordenadora:

Profª Joema Vieira 

E-mail: eam.jovemdefuturo@seduc.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3222 / 0800-624500

Equipe:

       A EAM é formada pelos professores (as): Tito Oliveria Coelho, Luiz Carlos A. de Oliveria, Mariacilene de B. Freitas, Kelly Cristina dos S. Rocha, Simone Maria dos Santos, Alexandre O. Vargas, Judith M. Vieira Melo.

Técnicos de Apoio a Gestão - TAG

      A equipe de Técnicos de Apoio a Gestão - TAG é parte da equipe executora do Projeto Jovem de Futuro. Seu objetivo é orientar a elaboração dos Planos de Reestruturação Curricular (PRCs) das Unidades Escolares que integram o Programa Ensino Médio Inovador/PJF em Goiás e monitorar sua execução nas duas modalidades de ação propostas: financiável e não financiável, identificando pontos de estrangulamento que possam comprometer o Programa em seus aspectos pedagógico e físico/financeiro e propondo, junto com o supervisor, os redimensionamentos necessários.

Objetivo:

  • Garantir a aprovação de Propostas de Reestruturação Curricular inovadoras que contemplem os resultados previstos pelo Projeto Jovem de Futuro;
  • Aplicar o aporte financeiro em seus três eixos respeitando as normas e resoluções estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Subcoordenadora:

Profª Drª Rosane Dias de Alencar

E-mail: rosane.alencar@seduc.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3222 / 0800-624500

Equipe:

      O núcleo é formado pelas professoras Maria dos Anjos Peixoto, Rosaine Maria da Silva e Rosane Dias de Alencar, Mavília Francisca Meritt Velozo, Maria Apª  Ribeiro Magalhães do Nascimento.