1-Apresentação

          Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

         A Secretaria de Estado da Educação de Goiás firmou o Termo de Compromisso em Adesão ao Bolsa-Formação Estudante, tornando-se responsável pela seleção de candidatos e pré-matrícula no SISTEC/MEC dos beneficiários selecionados para o Bolsa-Formação em turmas registradas no SISTEC, em conformidade com as prioridades previstas na Lei nº 12.513/2011. O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas, entre elas o Bolsa-Formação Estudante, por meio do qual são oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para alunos matriculados no ensino médio público propedêutico, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA.

  • Quem pode participar? Alunos do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede pública.
  • Cursos: Formação Inicial e Continuada com duração mínima de 2 meses ou qualificação profissional, com duração mínima de um ano.
  • Durante o curso o estudante receberá uniforme, material didático e auxílio para alimentação e transporte. 
  • Como se inscrever? O aluno deverá fazer sua pré inscrição na secretaria da própria escola, e consequentemente  matricular-se na instituição onde o curso será ofertado.

2-Objetivos

  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • Melhorar a qualidade do ensino médio.

3-Metas

  • Aumentar em 30% a inserção dos alunos do Ensino Médio e EJA da Rede pública, nos cursos FIC e Técnico concomitante oferecidos pelas instituições do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), IFG (Instituto Federal de Goiás), Instituto Federal Goiano e SECTEC (Secretaria de Ciência e Tecnologia).
  • 3 mil vagas para cursos técnicos na modalidade concomitante e 10 mil vagas para cursos de formação inicial e continuada/qualificação profissional com início previsto já no próximo semestre. Espera-se, com isso, que o Pronatec contribua para que o Estado de Goiás atinja, até 2015, a meta de 40 mil matrículas em educação profissional e de qualificação.

4-Coordenadora do Programa

Nilcineth Ferreira de Oliveira

Email: nilcineth.oliveira@seduc.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3239 / 0800-624500

5-Equipe

Andréa Gomes Amaral

E-mail: andrea.amaral@seduc.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-3239 / 0800-624500