Servidora da rede pública é aprovada em concorrida seleção de mestrado

Enviado em: 27/01/2014 16:06

Professora Márcia Maria de Carvalho receberá bolsa do Inep

Gerente de Inteligência e Informações Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professora Márcia Maria de Carvalho Pereira comemora aprovação no Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em Avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O mestrado é oferecido por meio de parceria entre a universidade, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Formada em Ciências Biológicas e Administração de Empresas, Márcia Maria é servidora efetiva da rede pública estadual desde 1993. Atualmente trabalha com análise de dados, como folha de pagamento, resultados e impactos de programas como Prêmio Aluno, Saego e Prêmio Escola, além de lidar com números e estudos relativos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"O mestrado é uma oportunidade onde, além de ampliar meu currículo acadêmico, poderei aprofundar e desenvolver de forma ainda mais propositiva e eficiente as minhas atividades aqui na Seduc", diz, em tom otimista, a gerente. Ela trabalha com o superintendente de Programas Educacionais Especiais, David Pitombeira.

Das vagas disponibilizadas, sete foram destinadas aos profissionais que atuam nas Secretarias Estaduais de Educação. Em todo o país, apenas cinco servidores conseguiram pontuação suficiente para preenchê-las. Para obter a vaga, entre outras avaliações, Márcia teve que apresentar o projeto de pesquisa "Desempenho das Escolas Vulneráveis no Sistema de Avaliação Educacional de Goiás".

Ela terá aulas uma vez por mês em Florianópolis (SC). Despesas com transporte aéreo, hospedagem e alimentação serão custeadas por meio de bolsa concedida pelo Inep. "É um grande desafio a ser enfrentado. Estou muito feliz", comemora a gerente.