Logon

A Secretária

Nome​Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira
Nacionalidade​Brasileira
Cargo​Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte
Raquel_Teixeira.jpg
Formação Acadêmica​Formada em Letras, é mestre pela UnB e doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, EUA. Possui ainda pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.
Docência e Pesquisa​Docente titular da Universidade Federal de Goiás, onde foi vice-diretora e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras e Pró-Reitora de Assuntos Internacionais. Também foi professora da Universidade de Brasília entre 1970 –1978. É pesquisadora licenciada do CNPq, foi membro do Conselho Nacional de Educação, criou e presidiu o Conselho Municipal de Educação de Goiás. É membro de várias entidades ligadas à educação, como o Instituto Sangari do Brasil, especializado na difusão do ensino da Matemática. Consultora e conselheira de várias instituições nacionais de fomento à pesquisa, ela é integrante da comissão técnica do Movimento Todos pela Educação.
Câmara dos Deputados​Deputada federal por dois mandatos (2003/2006 – 2007/2010), presidiu a Comissão de Turismo e Desporto, foi membro das Comissões de Educação e Cultura; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; do Conselho de Altos Estudos e de várias Frentes Parlamentares. Foi autora do Projeto de Lei que criou o Ensino Fundamental de nove anos, e que revê todo o conceito de alfabetização e garante um ano a mais de escolaridade na vida da criança, numa época crucial para o seu desenvolvimento. Ainda participou ativamente da elaboração do Plano Nacional de Educação, ajudou a criar o piso salarial nacional para professores e foi relatora do projeto de lei que visa instituir a escola de tempo integral em todo o país.
Governo:​No Governo de Goiás, já foi secretária de Estado da Educação; da Ciência e Tecnologia; e da Cidadania.
Educação:​Como Secretária de Educação no primeiro governo Marconi Perillo, ajudou a colocar em prática projetos inovadores na educação em Goiás como: a implantação do Plano de Cargos e Remuneração dos Professores; o projeto da Licenciatura Plena Parcelada, que qualificou os professores da rede; a democratização das escolas com Eleições Diretas para diretor e o fim das filas para a matrícula na Rede Estadual de Ensino. Criou o Programa "Paz é a Gente que Faz", o "Programa Salário Escola".  
Ciência e Tecnologia​Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia no segundo mandato de Marconi  Perillo (2002-2006), ela criou e implantou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)
Iniciativa privada​Nos últimos anos foi diretora executiva da Fundação Jaime Câmara e diretora-presidente do Instituto Jaime Câmara, onde coordenou, entre outros, o projeto Boa Visão, de apoio e incentivo à saúde e a educação, tendo em vista a melhoria da acuidade visual dos jovens na fase escolar. Também coordenou o Projeto SER PLENO, de Educação Integral em Tempo Integral, criado pelo Instituto Jaime Câmara em parceria com a Secretaria Estadual, com o objetivo principal de definir um modelo efetivo de formação integral do estudante, em tempo integral.
Família​Nascida em Goiânia, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira é filha de Clovis Figueiredo e Maria Antonieta Alessandri, casada com o arquiteto Alládio Teixeira, tem três filhos e seis netos.